Lomadee

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Santa Casa é hospital estratégico no Ceará para captação de órgãos

A Santa Casa de Sobral tem contribuído bastante para o avanço dos transplantes no Estado. Ao se fazer uma comparação entre os hospitais do Ceará, a Santa Casa de Sobral está em terceiro lugar no Estado em número de notificações. Essa informação é da  médica Eliana Barbosa de Almeida, coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO CEARÁ), que esteve em Sobral na quarta-feira, dia 24, para a inauguração do Banco de Olhos da Santa Casa. 

"Desde quando ocorreu no Ceará o processo de descentralização de captação de órgãos, o Estado vem obtendo grande êxito nessa área”, disse a coordenadora. Ela informa que a taxa de doadores efetivos por milhão da população é de 26,3 doadores, enquanto no Brasil essa taxa é de 13,3. "Estamos bem acima da média nacional. Nós somos destaque em doação e, consequentemente no transplante. E sem dúvida, a descentralização da captação, incluindo estruturação da Organização de Procura de Órgãos (OPO), otimizou o processo de doação na Santa Casa”, disse Eliana Barbosa, lembrando que os transplantes só acontecem porque a população está "dando o seu sim" para a doação. 

Tabu
Sobre o medo e alguns tabus que existem sobre doação, a médica informa que isso se deve a falta de informação. "Nós precisamos esclarecer à população que o diagnóstico de morte encefálica é bastante seguro. Para constatar esse quadro são exigidos três exames, com avaliações rígidas, por diferentes profissionais. O Brasil tem uma das legislações mai seguras nesse aspecto. Além disso, a retirada de órgãos só acontece se a família autorizar”, disse Eliana Barbosa. Ela reforçou que a doação de órgãos é, acima de tudo, um ato de solidariedade, de amor e de ajuda ao próximo.
Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Sobral

Nenhum comentário :