Lomadee

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Planetário de Sobral será inaugurado nesta sexta-feira (29)

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretária da Cultura e Turismo programa para a próxima sexta-feira (29), a inauguração do Planetário. A referida data é alusiva aos 96 anos da comprovação da teoria da relatividade de Albert Einstein, Sobral passará a ser detentor de 50% de toda a tecnologia existente no País, uma vez que, atualmente, o Brasil possui apenas quatro equipamentos iguais.

Localizado na Praça do Patrocínio, ao lado do Museu do Eclipse, o Planetário conta com um projetor planetário e um projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss. O equipamento tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro e dispõe de 79 assentos, sendo dois para cadeirantes. A obra está sendo executada pela Prefeitura do Município, em parceria com o Governo Federal, bem como Governo do Estado do Ceará, que investiram cerca de R$ 5 milhões na construção e aquisição do maquinário.


Juntamente com o Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, instalado no Museu, o Planetário irá compor o Centro de Estudos e Pesquisas das Ciências de Sobral. Desse modo, a estrutura irá atender e beneficiar a aquisição de conhecimento científico dos alunos do ensino fundamental ao mais alto nível superior de ensino.

Nenhum comentário :