Lomadee

terça-feira, 26 de maio de 2015

Projeto Ensinarte inicia curso de Condutor Cultural neste fim de semana

O projeto Ensinarte, um dos braços do Ecoar, continua sua ação formativa com o curso de Condutor Cultural Local que será ofertado em 6 módulos. O curso é voltado preferencialmente para agentes culturais, profissionais e estudantes que tenham interesse em atuar na condução de visitantes e turistas em locais de interesse cultural.

Módulo 1
O AGENTE CULTURAL E O TURISMO CULTURAL
Data: 29/05 à 31/05
Sexta (Noite) Sábado (manhã e tarde) Domingo (manhã)
Carga Horária: (16h/a)
Conteúdo: Compreender o que é um Condutor Cultural, quais suas ações e atribuições. Discutir a relação entre Turismo e Cultura, entendendo a proposta do Turismo cultural, seu conceito, histórico e evolução, assim como os impactos sociais e culturais das atividades turísticas.
Professora: Lucy Robyn
Módulo 2
TÉCNICAS DE CONDUÇÃO E RECEPTIVIDADE:
Data: 12/06 à 14/06 e 19/06 à 21/06
Sexta (Noite) Sábado (manhã e tarde) Domingo (manhã)
Carga Horária: (28h/a)
Conteúdo: Conhecer as técnicas de condução turística, relacionamento interpessoal, hospitalidade, comunicação e postura.
Professora: Lucy Robyn Glenday
Módulo 3
CULTURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA
Data: 26/06 à 28/06
Sexta (Noite) Sábado (manhã e tarde) Domingo (manhã)
Carga Horária: (16h/a)
Conteúdo: Apresentar e discutir os conceitos de Cultura, história e memória, percebendo suas interelações na cidade. Pensar a relação entre Cultura, história e memória na cidade a partir dos museus, do patrimônio cultural e as atividades de condução de público.
Professor: Edilberto Florêncio
Módulo 4
PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Data: 03/07 à 04/07
Sexta (Noite) Sábado (manhã e tarde) Domingo (manhã)
Dia 11/07 Sábado (Manhã e tarde)
Carga Horária: (20 h/a)
Conteúdo: Apresentar a história do patrimônio cultural no Brasil, bem como as noções e categoria de patrimônio, legislação patrimonial brasileira e ações de valorização do patrimônio. Pensar o patrimônio cultural de Sobral-CE, compreendo o processo de tombamento da cidade, bens patrimoniais e práticas culturais. Discutir a Educação Patrimonial como ferramenta de apropriação e valorização da cultura.
Professora: Neycikele Sotero
Módulo 5
ARQUITETURA E PATRIMONIO
Data: 07, 09, 14, 16, 21 e 23/07
(Terças e Quintas - 17hs às 19hs)
Carga Horária: (12h/a)
Conteúdo: Conhecer noções de arquitetura aplicada ao patrimônio. Discutir sobre a relação entre arquitetura e as cidades. Conhecer os estilos arquitetônicos presentes em Sobral e sua relação com a história e a cultura local.
Professor: Roberto Galvão
Módulo 6
CONSOLIDAÇÃO E MONTAGEM DE ROTEIROS DE VISITAÇÃO (28 h/a)
Data: 17/07 à 19/07 e 24/07 à 26/07
Sexta (Noite) Sábado (manhã e tarde)
Domingo (manhã)
Conteúdo: Apresentar noções básicas sobre roteiros e itinerários culturais. Desenvolver técnicas de montagem de roteiros culturais, compreendendo os bens patrimoniais e o calendário cultural do município. Desenvolver atividades práticas de condução em roteiros culturais.
Professora: Lucy Robyn Glenday
Mais Informações:
Fone: (88) 3111.1661

Nenhum comentário :