Lomadee

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Hi, I’m from Sobral, my name is | 8 coisas que só quem é from Sobral vai entender

Hi, I’m from Sobral, my name is … ops, por um momento esqueci que o texto não será lido só por sobralenses. Se fosse, poderia escrever todo em inglês, afinal, quem nasce numa cidade conhecida mundialmente como United States of Sobral sabe falar a língua estrangeira desde os primeiros anos de vida. Sim, nós sobralenses acreditamos que nossa cidade é conhecida nos quatro cantos do planeta. 

Mas Sobral vai muito além de uma cidade americanizada e tem certas coisas que só sendo sobralense pra entender: 

1 – A Princesa do Norte tem um Cristo. Não como o do Rio, claro. Mas tem. Tem também um Arco do Triunfo que fica numa boulevard, claro! E tem school bus! Qualquer semelhança não é mera coincidência. 

2 – Tem o Beco do Cotovelo. Quer saber das fofocas da cidade? Dos novos rumos da política? Passa lá, toma um café e você sairá um sobralense nato. Sabendo quem é filho de quem, quem namora quem e quem vota em quem. 

3 – Se tem 20 e poucos anos, como eu, já saiu correndo com medo do Louro do Pau, deu boas risadas com o Raimundinho e recebeu muitos panfletos do Moacildo… 

4 – Pode ter aprendido a cantar o hino que diz “no coléééégio Sant`Ana se trabalha, estuda e crê”! 

5 – Ou já recebeu o boletim das mãos do próprio dono da escola lhe parabenizando ou lhe mandando estudar e ter pena da sua mamãezinha e do seu papaizinho. Não existia nada mais tenso do que o dia da entrega de notas. Tinha gente que até faltava. 

6 – Já rodei a Fortaleza inteira e nunca encontrei um torresmo tão bom como o de lá. Tem o do inferninho e tem o Demerval. É só escolher. E por falar em Demerval, o bar dele fica na esquina mais famosa da cidade. De um lado, o torresmo no meio da pista, do outro o bar do Lulu que, duas vezes no ano, vira Lulu Beach, meu povo! Uma cidade que tem Cristo, Arco e school bus não ia ter praia?! Tem praia sim, com areia, guarda-sol, todo mundo de roupa de banho, prancha, frescobol e até jetski. 

7 – A cidade é quente, mas quente mesmo! Bota Teresina no bolso. Mas a noite é super agradável, tem a serra da Meruoca logo ali. E pra falar a verdade, nem sinto tanto calor assim. Acho que é exagero do povo. 

8 – Pra finalizar, eu me chamo Társylla, desse jeitinho aí que se escreve. Minha irmã se chama Tâmella. Tenho uma amiga Krisleyanne, outra que se chama Thyenna Karen. Um primo chamado Tiênio e que vai casar com uma Thyena. Achou algo estranho? Eu, como boa sobralense, não vi nada demais nesses nomes.

Poo Társylla Vasconcelos

Nenhum comentário :