Lomadee

segunda-feira, 28 de março de 2016

Planejamento de Sobral até 2046 vai envolver poder público e sociedade

Incluída três vezes entre as pequenas cidades com maior potencial de desenvolvimento do continente pelo jornal britânico Financial Times (2012, 2013 e 2015), Sobral inicia este ano planejamento para os próximos 30 anos.
O projeto “Sobral de Futuro” envolve poder público, universidades, empresas privadas e organizações não-governamentais. Haverá etapa de estudos técnicos sobre indicadores sociais, econômicos e urbanísticos do Município, elaboração de metas e definições de prioridades até 2046. “Não conheço outro município em que a própria comunidade esteja incluída nesse tipo de planejamento estratégico”, disse o prefeito Veveu Arruda (PT).
O prefeito destaca que a ideia não é um Plano Diretor nos moldes clássicos. “É um projeto suprapartidário e plural que envolve todos os setores econômico, sociais e culturais que envolvem a cidade. É pensar estratégias para um universo de 30 anos”.
O diretor-executivo do Instituto Votorantim (uma das organizações sociais que apoiam o projeto), Cloves Carvalho, detalha que já houve várias reuniões com diversos setores da sociedade civil de Sobral. A intenção é discutir inclusive com possíveis futuros candidatos à sucessão municipal. “A ideia é pensar em ações que nortearão a Sobral para as futuras gerações”.
Modernização
O Instituto já mantinha parceria para modernização da gestão pública com a cidade e outros 20 municípios brasileiros e desenvolve projeto semelhante ao “Sobral de Futuro” em Três Lagoas (MS). O executivo explica que o fato de o projeto prever pesquisa, planejamento e estabelecimento de metas torna fundamental o envolvimento das instituições de ensino superior do município. O lançamento do projeto, em fevereiro, ocorreu na Universidade Vale do Acaraú (UVA). Outras instituições foram convidadas a se integrar à proposta.
O reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho, destaca que a universidade tem “potencial de atração de recursos e formação superior de qualidade, que gera grande impacto econômico na Cidade e eleva a qualidade de vida em toda a região”.
Saiba mais
Sobral tem 201.756 habitantes (2015) e é o quarto maior polo econômico do Ceará, atrás de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia.
Tem o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, atrás de Fortaleza. É o maior centro universitário do Interior, 
com cinco instituições de ensino superior.
Foi incluída por dois anos (2011/2012 e 2013/2014) no ranking das 10 cidades do futuro na América Latina, do Financial Times. Na edição de 2015/2016, foi a 9ª pequena cidade das Américas com potencial futuro pela mesma publicação.

Com Informações do Jornal O Povo

Nenhum comentário :