500 janelas já foram quebradas até o momento |
O material que revestirá os vidros, o policarbonato, é resistente a pedradas e garantirá a conservação da estrutura física do veículo, segundo o Metrofor. Além disso, o revestimento não influenciará no peso do VLT, sem comprometer a atual velocidade. O processo de licitação ainda será realizado, por isso ainda não há data prevista para o processo.
Vandalismo
Segundo a assessoria do órgão, o motivo da blindagem são os constantes arremessos de pedras nas janelas dos veículos. O problema já é antigo, sendo enfrentado pelo antigo trem de Fortaleza. O Metrofor ainda informou que o trecho em que o ato de vandalismo é mais recorrente é na linha Oeste, em São Miguel (saída de Fortaleza e entrada em Caucaia).
De acordo com o assessor da presidência, Fernando Moto, cerca de 500 janelas já foram quebradas até o momento. Além disso, a assessoria informou que, para cada reparo nos vidros quebrados, o órgão desembolsa em média R$ 1 mil. Outro problema é o acúmulo de lixo na via deixa pelas pessoas que moram perto da linha do VLT.
Educação
Segundo o Metrofor, são realizadas palestras em escolas públicas das comunidades em que os trilhos percorrem. O objetivo é de amenizar os atos de vandalismo, mostrando o serviço e a importância dos VLT’s para a população.
Informações: Hayanne Narlla
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