A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério Público, lançará nesta sexta-feira (5), às 18h, no Centro de Convenções, a cartilha “Educação e Justiça: pelo fim da violência doméstica”. A publicação é uma ação de enfretamento a violência doméstica e familiar e tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre esse problema e informar sobre os mecanismos legais e psicossociais colocados à disposição de vítimas, agressores e familiares após a promulgação da Lei Maria da Penha.
Participarão do lançamento o Prefeito Veveu Arruda; a Procuradora da Justiça e Coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Ceará, Maria Magnólia Barbosa da Silva; o Secretário Municipal da Educação, Julio Cesar Alexandre; diretores; coordenadores pedagógicos; professores; orientadores da Escola da Noite e alunos da Educação de Jovem e Adultos.
Segundo a Coordenadora do Ensino Fundamental, Jamille Fonteles, a ação é um trabalho preventivo para que, a partir das reflexões sobre o tema, os alunos entendam o que é a violência doméstica e não a pratiquem, ao mesmo tempo em que informa aos estudantes quem eles devem procurar em nessas situações.
A cartilha será trabalhada durante todo o ano com estudantes do Ensino Fundamental, a partir do 5º ano, e da Educação de Jovens e Adultos, com atividades extracurriculares como palestras, orientações e concursos de desenhos e vídeos. Também está previsto um dia “D”com as famílias, no qual a comunidade irá à escola conhecer o conteúdo da cartilha.
“O ideal é que a cartilha não seja trabalhada somente nas escolas, mas que vá para a casa e seja lida com a família. Tem atividades para que os alunos façam em casa, para refletir com as famílias”, explica Jamille Fonteles, Coordenadora do Ensino Fundamental.
Nenhum comentário :
Postar um comentário