Ao menos entre líderes de partidos aliados, o candidato ungido por Cid Gomes (Pros) neste ano deveria ser o seu vice, Domingos Filho (Pros). Na tarde de hoje, o governador se reúne com representantes de 22 legendas aliadas – subtraído o PMDB de Eunício Oliveira – para debater nome da base nas urnas. Exaltando desempenho em pesquisas e “trânsito político”, maioria de lideranças disse ter preferência pelo vice-governador do Estado. Logo após, aparece entre os mais lembrados o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (Pros).
“O Solidariedade tem uma preferência pelo Domingos Filho, porque é o candidato mais bem avaliado nas pesquisas, além de ser o mais bem aceito no meio político”, diz o deputado federal Genecias Noronha, líder do Solidariedade (SD) no Ceará. Assim como ele, lideranças do PDT, PHS, PSDC, PSC e PTC também externam abertamente simpatia pelo nome do vice.
Além dele, também são frequentemente lembrados o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, e o deputado estadual Mauro Filho (ambos do Pros). “Nós temos preferência de que seja um candidato que envolva a classe política (...) ele terá de ter apoio massivo entre prefeitos, deputados estaduais e federais. E nesse sentido, no perfil político, fica melhor para o Domingos e para o Zezinho”, diz Tin Gomes, presidente do PHS no Ceará e coordenador de bloco de diversos partidos nanicos aliados no Ceará.
Além dos seis partidos já citados, outros três líderes de legendas ouvidas citam Domingos, mas preferiram não se manifestar publicamente sobre o assunto. Já PT e PPS não quiseram expor uma preferência. “Seria deselegante, desrespeitoso, listar um favorito”, diz o presidente do PT Ceará, Diassis Diniz.
Além de Domingos, Zezinho e Mauro, estão no páreo pelo Pros a ex-secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, e o ex-ministro dos Portos Leônidas Cristino. Existe ainda a possibilidade de o governador apoiar nome do PT ao Governo, sendo Camilo Santana (PT) o mais lembrado.
Nenhum comentário :
Postar um comentário