PinHole é o principio básico e mais “primitivo” da fotografia, a base de todo entendimento desse meio artístico. É um processo fotográfico aonde é dispensado o uso de lentes, fazendo com que a imagem seja formada pela passagem da luz por um orifício de agulha – daí o nome, dentro de um compartilhamento escuro, sobre uma superfície fotossensível.
O princípio já era conhecido desde a Antiguidade, Aristóteles mencionou do uso da câmara em suas observações astronômicas. Posteriormente, no século XI, o árabe Ibn al-Haitham (Al-Hazen) também referiu esse princípio como apoio à observação de um eclipse solar.
As “câmaras escuras” continuaram a ser utilizadas nos séculos seguintes, como apoio ao registro de imagens, usualmente pelo processo do desenho, sendo posteriormente aperfeiçoadas com um sistema óptico, dando início ao uso do estenopo e da superfície fotossensível, passando a ser designada de câmera fotográfica.
O que torna o processo de fotografia PinHole tão especial é a possibilidade de construção e/ou adaptação do equipamento utilizado e a experimentação na construção e entendimento da formação de imagens low-fi. (baixa fidelidade)
Objetivo
Desbravamento da cidade de Sobral através de imagens low-fi construídas através da técnica de pinHole.
O artista
Licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí, Danilo Medeiros tem desenvolvido trabalhos autorais na em fotografia desde 2010 em paralelo a ações de produção cultural na cidade de Teresina. Atualmente desenvolve pesquisa de fotografia low-Fi com captura digital e analógicas utilizando a mais diversas técnicas para sua distribuição em especial lambe, vídeo mapping e impressões noa mais diversos suportes.
Vagas :15
informações e inscrição: (88)99413027/ (88)94244661.
Nenhum comentário :
Postar um comentário