Eleitores que deixaram de votar ou não justificaram ausência nas últimas três eleições têm só até esta segunda-feira, 4, para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), mais de 70,5 mil eleitores cearenses encontram-se nesta condição. Caso não regularizem sua situação, eles podem ter o título cancelado.
Ainda de acordo com o TRE, apenas 1.471 eleitores na lista de irregulares já compareceram aos cartórios eleitorais do Estado para regularizar sua situação. Quem não votou nem justificou ausência precisa pagar multa de R$ 3,51 por turno perdido. Caso contrário, pode ficar impedido de obter passaporte ou carteira de identidade.
Outras sanções previstas são o impedimento de receber salários de função pública ou obtenção de certos tipos de empréstimos. Além disso, o eleitor com o título cancelado não pode ser nomeado em concurso público, renovar matrícula em instituições do Estado ou obter certidão de quitação eleitoral.
Regularizar situação
Para ficar em dia, o eleitor deve se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência, portando documento oficial com foto, título de eleitor e comprovantes de votação, justificativa ou recolhimento de multa – se houver.
O eleitor pode verificar se o seu documento está sujeito ao cancelamento no Portal do TSE, na coluna "Serviços ao eleitor", no link "Situação eleitoral". Em todo o país, 1.788.034 eleitores foram enquadrados nesta situação.
Com Informações do TRE
Com Informações do TRE
Nenhum comentário :
Postar um comentário