Lomadee

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PSB-CE acatará decisão do diretório municipal a respeito de Novais, diz Cid


Cid, presidente estadual da sigla, diz que vai 'apenas acompanhar' o caso.
Ele afirma que o diretório estadual deve acatar decisão do município.

André TeixeiraDo G1 CE
Deputados decidem pela não abertura de ação pena contra Cid Gomes (Foto: Agência Diário)Diretório estadual vai acatar possível destituição de
Sérgio Novais, diz Cid (Foto: Agência Diário)
O governador do Ceará e presidente estadual do PSB, Cid Gomes, afirmou na noite desta segunda-feira (12) que vai “ficar apenas acompanhando” a votação que pode destituir o correligionário Sérgio Novais da presidência da comissão executiva do PSB em Fortaleza. O governador disse também que o diretório estadual vai acatar as decisões do municipal.
“Isse é um evento que está acontecendo no nível da esfera municipal. Sou o presidente do diretório estadual do PSB”, afirmou Cid Gomes. “Cada diretório tem a sua autonomia, então vamos ficar apenas acompanhando e naturalmente tudo aquilo dentro da lei terá por parte da direção da comissão estadual acatamento”, completa.
Vinte e dois dos 30 membros da comissão executiva do PSB em Fortaleza publicaram edital convocando os membros da sigla para votar a destituição de Novais na quinta-feira (15). Sérgio Novais acredita que a medida é por causa da oposição que faz ao governador.
Novais se declara contra a projetos do Governo do Estado como a construção do Acquario Oceânico do Ceará, avaliado em R$ 250 milhões, e dos veículos usados por policiais do programa Ronda do Quarteirão, avaliados em R$ 120 mil cada carro.
Reagindo à tentativa de destituição, Novais convocou um congresso para o próximo dia 17 de setembro, para eleger um novo diretório e uma nova executiva do partido. “Não acredito que vamos sair derrotados, nós vamos resistir”, diz Novais. Alegando que o encontro do dia 17 vai ser “sem os traidores.”
Rogério Pinheiro, membro da executiva municipal do PSB, contestou Sérgio Novais nesta segunda-feira (12). “A competência para convocar o congresso é do diretório, não é privativa do presidente. Não há previsão estatutária de destituição do diretório e sim da executiva que é o que vamos fazer no dia 15”, afirmou Rogério Pinheiro.
Eleições
Cid Gomes e Sérgio Novais foram eleitos como presidente do PSB no Ceará e em Fortaleza, respectivamente, em 2009. A divisão do partido, diz Novais, está relacionada à pré-candidatura para a Prefeitura de Fortaleza em 2012. Novais defende que a irmã, a deputada estadual Eliane Novais (PSB), seja candidata pelo partido. A frente do PSB liderada por Cid Gomes demonstrou interesse em apoiar a candidatura de Camilo Santana (PT), para o cargo. Santana é atual secretários das Cidades do Governo do Estado.