Com 400 leitos para diversas especialidades, o Hospital Regional de Sobral vai atender a 2 milhões de pessoas
Sobral. O Hospital Regional Norte será entregue no primeiro semestre de 2012. A promessa é do secretário estadual de Saúde, Arruda Bastos. "A obra está em fase adiantada de conclusão. Estamos agilizando e a previsão é que, até o final deste ano, a parte estrutural esteja pronta e vamos inaugurar o hospital no primeiro semestre do ano que vem", informa.
O Hospital Regional Norte vai atender a uma população potencial de 2 milhões de pessoas. "São 400 leitos com atendimento materno-infantil, pediatria, psiquiatria, urgência, emergência, especialistas clínicas e cirúrgicas", lista o secretário Arruda Bastos.
Hoje a obra está em fase de acabamento com colocação de pisos e revestimentos. O consórcio EIT Marquise toca a obra que tem recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Governo do Estado e Ministério da Saúde. A compra dos equipamentos já está em processo de licitação. "São aparelhos de última geração que vão proporcionar um atendimento de excelência", garante Arruda Bastos.
Para o secretário, o hospital que ficará em Sobral é o maior do interior. "Vai atender a macrorregião de Sobral com todas as especialidades do Regional do Cariri, mais maternidade, pediatria, UTIs neo-natal e psiquiatria, além de poder realizar transplantes", reforça o secretário estadual.
O Hospital Regional Norte vai suprir a demanda já estrangulada da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, conforme destaca o secretário Arruda Bastos.
O Governo do Estado vai construir ainda mais três hospitais regionais. Um em Quixeramobim, outro na Região Metropolitana de Fortaleza e um terceiro no Maciço de Baturité. "O de Quixeramobim terá 270 leitos. Será um hospital do mesmo porte do Regional do Cariri, com atendimento para um milhão de pessoas. Terá também atendimento materno-infantil e deve começar as obras até o final de 2011", revela o secretário Arruda Bastos.
O Hospital da Região Metropolitana, chamado de Hospital da Copa, é disputado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Itaitinga e Maracanaú. "Terá 600 leitos. Será um Hospital Geral de Fortaleza e Instituto José Frota juntos", compara o secretário de Saúde. Deve ficar pronto antes da Copa Fifa 2014.
Segundo Arruda Bastos, o novo Hospital Regional Metropolitano, que será construído no eixo do Estádio Castelão, terá atendimento terciário de emergência. Socorro e transporte de pacientes serão realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Fortaleza, com frota de 47 ambulâncias e quatro motolâncias.
Integração
Uma central de operações integradas das Secretarias de Saúde do Ceará e de Fortaleza fará a regulação de pacientes, o monitoramento das ambulâncias e o controle das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no entorno da Arena Castelão.
Já o Hospital do Maciço de Baturité servirá de escola para a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab), que pretende instalar um curso de Medicina. Falta escolher a cidade onde a nova unidade funcionará.
SECRETARIA de Saúde do Ceará, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza (CE)Telefone: (85) 3101.5123