Na semana passada, o Espaço Cultural de Taperuaba e no Centro Pastoral de Aracatiaçu receberam a secretária de Desenvolvimento Social e Combate a Extrema Pobreza, Valdizia Ribeiro Bezerra, que, acompanhada das consultoras Silvana Parente, Ângela Monteiro e Elza Braga, do IADH - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, fizeram uma sensibilização dos principais formadores de opinião dos dois distritos, visando o inicio da coleta de dados para o diagnóstico de grupos produtivos a serem contemplados no Projeto Gente Solidária, que contemplará também o distrito de Jaibaras.
A Seds articula para que 1000 famílias sobralenses com renda de até R$ 70, e que não sejam atendidas por nenhum outro beneficio social de transferência de renda, sejam beneficiadas pelo Projeto Gente Solidária, que visa que as pessoas possam superar a extrema pobreza por meio da geração de trabalho e renda em iniciativas econômicas solidárias.
Após a identificação das potencialidades produtivas de grupos organizados nestes locais, serão montados 20 empreendimentos econômicos solidários grupais, que receberão apoio para qualificação pessoal e assistência técnica durante o período de incubação que durará dois anos. A ideia é que após esse período o grupo já esteja apto a caminhar sozinho. O projeto já conta com R$ 1,5 milhão para ser investido através de uma casa de economia solidária, a ser criada, e que terá a finalidade de acompanhar os 20 empreendimentos que serão atendidos nesta primeira fase do projeto.
O Projeto Gente Solidária
É uma estratégia articulada dos governos federal e municipal de enfrentamento e de boa convivência com o semiárido nordestino, que propicia, através de suas ações articuladas, o desenvolvimento local e territorial sustentável, visando a superação da extrema pobreza por meio da geração de trabalho e renda em iniciativas econômicas solidárias.

Nenhum comentário :
Postar um comentário