Os clientes da Claro são os que mais recorrem ao call center da empresa para registrar reclamações, segundo levantamento divulgado ontem pela Anatel. A pesquisa mostra o comportamento dos usuários e dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel nos meses de maio, junho e julho de 2013.
"A Claro está um pouco descolada da meta e isso deve levar a abertura de um procedimento de avaliação de descumprimento de obrigações", disse Roberto Pinto Martins, conselheiro substituto da agência reguladora. A meta, segundo a Anatel, é considerar "aceitável" quando a empresa registra dez reclamações para cada mil usuários.
No caso da Claro, apenas em julho, foram 31 reclamações a cada mil. Já a Vivo ficou no limite: dez queixas no mesmo mês. Oi e Tim registraram nove e seis, respectivamente. Também pelo levantamento trimestral, os clientes da Oi foram os que mais tiveram de levar suas queixas ao call center da Anatel, após não conseguirem resolver suas pendências diretamente com a operadora.
De acordo com Roberto Pinto Martins, uma das interpretações possíveis para estes dados é que, apesar de ter tido maior número de problemas com seus usuários, a Claro conseguiu sanar grande parte das pendências ainda em seu atendimento interno. Enquanto isso, a Oi, que tinha menor número de queixas, teve mais dificuldade em resolver as questões antes que os clientes levassem isso à agência. A operadora, porém, não foi a única que se destacou negativamente nesse quesito.
Na relação entre a quantidade de reclamações que chegam a agência e tentativas de resolução na própria empresa, apenas a Claro ficou dentro da meta referência, que exige resultado igual ou inferior a 2%. Oi, Tim e Vivo, nessa ordem, foram as que mais descumpriram o objetivo. Com 9%, 6,3% e 3,5%, respectivamente.
Com informações da Anatel
Com informações da Anatel

Nenhum comentário :
Postar um comentário