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sábado, 23 de novembro de 2013

Reclamações: Claro lidera queixas em call center, segundo Anatel

Os clientes da Claro são os que mais recorrem ao call center da empresa para registrar reclamações, segundo levantamento divulgado ontem pela Anatel. A pesquisa mostra o comportamento dos usuários e dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel nos meses de maio, junho e julho de 2013.
"A Claro está um pouco descolada da meta e isso deve levar a abertura de um procedimento de avaliação de descumprimento de obrigações", disse Roberto Pinto Martins, conselheiro substituto da agência reguladora. A meta, segundo a Anatel, é considerar "aceitável" quando a empresa registra dez reclamações para cada mil usuários.

No caso da Claro, apenas em julho, foram 31 reclamações a cada mil. Já a Vivo ficou no limite: dez queixas no mesmo mês. Oi e Tim registraram nove e seis, respectivamente. Também pelo levantamento trimestral, os clientes da Oi foram os que mais tiveram de levar suas queixas ao call center da Anatel, após não conseguirem resolver suas pendências diretamente com a operadora.
De acordo com Roberto Pinto Martins, uma das interpretações possíveis para estes dados é que, apesar de ter tido maior número de problemas com seus usuários, a Claro conseguiu sanar grande parte das pendências ainda em seu atendimento interno. Enquanto isso, a Oi, que tinha menor número de queixas, teve mais dificuldade em resolver as questões antes que os clientes levassem isso à agência. A operadora, porém, não foi a única que se destacou negativamente nesse quesito.

Na relação entre a quantidade de reclamações que chegam a agência e tentativas de resolução na própria empresa, apenas a Claro ficou dentro da meta referência, que exige resultado igual ou inferior a 2%. Oi, Tim e Vivo, nessa ordem, foram as que mais descumpriram o objetivo. Com 9%, 6,3% e 3,5%, respectivamente.

Com informações da Anatel

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