Lomadee

domingo, 25 de janeiro de 2015

Ano letivo na rede estadual começa nesta segunda-feira (26)

O secretário da Educação, Maurício Holanda, abrirá o ano letivo nesta segunda-feira, dia 26, às 7h30min, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Visconde do Rio Branco. O retorno às atividades acontece na maioria das escolas da Capital e do Interior. Durante o evento, o secretário irá ministrar uma aula para alunos da unidade de ensino. O calendário escolar é composto de 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e seguirá até final de dezembro.

A partir de 2015, para potencializar o ensino e a aprendizagem, alunos do Ensino Médio e profissionais da educação terão fortalecidas ações como Projeto Professor Diretor de Turma, ProEMI/Jovem de Futuro, a preparação dos alunos para o Enem, a Aprendizagem Cooperativa e o e-Jovem. A rede estadual matriculou 370 mil alunos em 700 escolas, das quais, 168 estão em Fortaleza.

Sobre os Projetos:

Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)/Jovem de Futuro Visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham bom desempenho e terminem o Ensino Médio com sucesso. Está presente em 393 escolas estaduais.

Projeto Professor Diretor de Turma

Um professor de qualquer disciplina em uma determinada turma de Ensino Médio assume o compromisso de responsabilizar-se por estes alunos. O profissional media o relacionamento entre estudantes e professores da turma, núcleo gestor, família e comunidade escolar. 85% das escolas estaduais desenvolvem a iniciativa.


Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem

Tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes para que possam fazer o Enem com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Em 2007, 707 alunos foram aprovados para faculdades públicas. Esse número passou para 1.401, em 2012, e 2.638 em 2013. Já a entrada na universidade pública ou particular através de vestibular ou do ProUNi alcançou nos anos de 2011, 2012 e 2013, respectivamente, os seguintes números: 4.787; 7825 e 11.200.


Aprendizagem Cooperativa

A aprendizagem cooperativa é uma metodologia que prevê a interação entre estudantes como dinâmica para promover não somente a aprendizagem de conteúdos, mas também para estimular o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao agir cooperativo. A Secretaria conta com a parceria da UFC.


e-Jovem

Oferece formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a jovens egressos e alunos do Ensino Médio das escolas estaduais de ensino e alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais, possibilitando sua qualificação e a consequente inserção no mundo do trabalho, enfatizando o protagonismo juvenil e o empreendedorismo.

Nenhum comentário :