Lomadee

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Inscrições para o Sisu começam hoje e seguem até quinta-feira (22)

Começa hoje uma corrida para a página virtual do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Candidatos residentes no Ceará terão 10.749 vagas disponíveis nas cinco instituições de ensino superior sediadas no Estado, além de poder concorrer para as universidades de outras regiões do Brasil. As inscrições – que podem ser realizadas até as 23h59min da quinta-feira, 22 de janeiro – são direcionadas para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. 
UFC
Na Universidade Federal do Ceará (UFC) - instituição que concentra, sozinha, 6.238 vagas de graduação – são reservadas 50% das colocações para candidatos que se enquadram na Lei de Cotas. Segundo Miguel Franklin, coordenador do Sisu na instituição, para concorrer no sistema por meio das cotas é necessário ter sido aluno de escola pública durante o ensino médio. A partir desse critério, há a combinação de classes de cotas: candidatos pretos, pardos e indígenas; candidatos com renda per capita familiar abaixo de 1,5 salário mínimo; e candidatos com qualquer renda. 

Neste ano, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) também aderiu ao Sisu. Será disponibilizado 25% do total de vagas para os cursos de graduação, na capital e no Interior. De acordo com Geovani Jacó, pró-reitor de Políticas Estudantis da instituição, após a divulgação do resultado da primeira chamada, os candidatos precisam se apresentar na universidade com a documentação solicitada. As outras 75% das vagas (3.150) foram liberadas para os candidatos através de vestibular tradicional. Geovani ainda explica que as vagas do sistema (1.050) são destinadas apenas para quem pode concorrer através das cotas.
Os municípios cearenses com vagas ofertadas para o Sisu: Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Redenção, Russas, Sobral, Tauá, Tianguá e Ubajara.

Nenhum comentário :