Lomadee

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Colômbia registra primeiro caso de zika, dengue e chikugunya na mesma pessoa

Um grupo de infectologistas colombianos fez o primeiro registro de ocorrência simultânea de dengue, chikungunya e zika na mesma pessoa. O paciente é um homem de 49 anos, cuja identidade não foi revelada. Segundo informações do portal G1, ele viajava frequentemente para diversas regiões da Colômbia e os médicos suspeitam que ele foi exposto aos diferentes vírus em áreas distintas. 

O caso, o primeiro de coinfecção, ocorreu no município de Sincelejo, no norte do país, e foi divulgado no início do mês em publicação de estudo do grupo na revista Journal Of Infection and Public Health. Desde então, a situação tem sido discutida por especialistas, que alertam para o risco de coinfecção na Colômbia e no Brasil. O artigo, liderado por Wilmer Villamil-Gómez, da Universidade de Cartagena, o caso é altamente preocupante, mas o paciente foi medicado e passa bem. 

O homem foi ao hospital após quatro dias com febre de 38°C, conjuntivite e manchas avermelhadas nas costas e nos braços. Ele foi submetido a exames de anticorpos para detectar os três vírus, e todos os resultados foram positivos. 

Ele também apresentou sintomas como avermelhamento dos gânglios linfáticos e inchaço nas pernas, mas nenhum efeito gerado pela interação entre os três vírus: "Nenhum efeito sinergético dessas infecções virais foi observado porque o paciente não precisou de internação e se recuperou após procedimentos clínicos leves", escreveram os médicos, no artigo.

Com Informações da BN saúde

Nenhum comentário :