Lomadee

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Meio ambiente | Extintos lixões dos distritos de Taperuaba e Aracatiaçu

Com o objetivo de ampliar as ações de sustentabilidade no Município, a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, extinguiu, nesta quinta-feira (4), os lixões dos distritos de Taperuaba e Aracatiaçu. A ação atende aos critérios estabelecidos pela Lei Federal nº 12.305/2010, que visa promover a desativação dos lixões, bem como a educação ambiental em todas as regiões do País.

De acordo com o secretário de Conservação e Serviços Públicos (Seconv), Jorge Trindade, “a partir de agora, todo o lixo coletado nos distritos será encaminhado para o aterro sanitário municipal, diminuindo assim a poluição ambiental e os índices de infestação de doenças. Além disso, uma equipe de 15 garis e dois tratores fizeram serviços de requalificação dos locais, onde os dois últimos lixões de Sobral funcionavam,” informou.

Sobral já desativou todos seus lixões sendo um dos oito municípios cearenses que extinguiram esta prática e já possui um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Os objetivos do plano são a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e, por último, a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.Com a extinção, Sobral passou a ser um dos oito Municípios cearenses que não  utilizam mais desta prática.

Nenhum comentário :