Lomadee

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Universia inova com ferramenta digital gratuita para auxiliar na preparação para o Enem

A Universia, maior rede ibero-americana de colaboração acadêmica, em parceria com a Novi Educacional, acaba de lançar o Universia Enem, uma plataforma digital gratuita de última geração que ajudará nos estudos daqueles que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Universia Enem funciona como um professor particular que identifica as deficiências do aluno e cria um plano de estudos personalizado, completo, abrangente e robusto que preenche essas lacunas. O grande diferencial é que oUniversia Enem tem uma tecnologia de última geração, que permite a detecção de necessidades pedagógicas que passam despercebidas por outras ferramentas.
  
Plataformas Adaptativas – O que são e quais os diferenciais entre as gerações

Plataformas adaptativas são ferramentas que, como diz o nome, se adaptam ao aluno. Para entregar o conteúdo correto no momento certo para o aluno, elas se baseiam em dois modelos: um de conteúdo, que especifica como o material é organizado e oferecido; e outro de aluno, que identifica o que o aluno já sabe, o que ele precisa saber e o que ele está pronto para aprender. O nível de organização do modelo de conteúdo e de aluno utilizado por uma plataforma determina seu grau de sofisticação.

As plataformas adaptativas de 1ª geração, por exemplo, organizam o conteúdo de maneira linear e sequencial, e registram apenas se o aluno está pronto para a próxima aula da trilha. As de 2ª geração, por outro lado, organizam o conteúdo em um conjunto de aulas independentes, do qual selecionam subconjuntos para cada estudante. “Do ponto de vista da neurociência, ambos os modelos são equivocados. No cérebro, o conhecimento não se encontra organizado de maneira sequencial (como querem as plataformas de 1ª geração) e nem independente (como propõem as de 2ª geração). Dentro da nossa cabeça, o conhecimento está organizado em redes neurais extremamente complexas, que estabelecem diferentes tipos de relações entre as informações que aprendemos”, explica o Professor Estêvão Bittar, da Novi Educacional. 

Universia Enem - Uma Plataforma Adaptativa de 3ª Geração

No modelo desenvolvido para a Universia Enem, todo o conteúdo inserido na plataforma é organizado em uma ampla rede neural artificial contínua. Nela, estão mapeados 3.000 conceitos de todas as disciplinas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Eles são ligados uns aos outros por relações complexas, constituindo um cérebro artificial que não estabelece distinções entre as disciplinas e nem entre as etapas da educação.

Para identificar lacunas ocultas de aprendizado, o Universia Enem usa métodos sistêmicos e não-lineares. Antes de fazer cada recomendação, a plataforma leva em consideração a proficiência do estudante em cada conceito inserido na rede, deduzindo, a partir de um padrão global de desempenho, quais peças faltam para completar o quadro geral de conhecimento.

Isso só é possível graças ao desenvolvimento de um poderoso cérebro artificial chamado AlphaBrain. É o AlphaBrain que coleta, analisa e processa cada uma das atividades que o aluno realiza dentro da plataforma e desenvolve um plano de estudos personalizado para esse aluno. Esse plano de estudos é permanentemente atualizado, a medida que novas necessidades acadêmicas são detectadas.

Além de buscar no passado as deficiências do aluno, o AlphaBrain olha para o futuro, identificando quais conteúdos o aluno já está pronto para aprender, e só apresenta este conteúdo quando o estudante tiver a base de conhecimento necessária para dar o próximo passo. Para conhecer a plataforma clique aqui.
Postar um comentário