Lomadee

domingo, 18 de dezembro de 2011

'Na China, eles não comemoram', diz jovem que veio passar Natal no Brasil

Emillyana Negreiros vai passar o Natal em família depois de anos.
Encontro será na casa da mãe dela em Ibiapina (CE), com amigo secreto.

Giselle DutraDo G1 CE
'Na China, eles não comemoram', diz jovem que veio passar Natal no Brasil (Foto: Emillyana Negreiros/Arquivo pessoal)Emillyana comemorá o Natal com a família após
anos (Foto: Emillyana Negreiros/Arquivo pessoal)
Há quase cinco anos morando em Xangai, na China, Emillyana Negreiros, 23 anos, vai passar o natal em família depois de dois anos longe da família. A ceia vai ser na casa da mãe, em Ibiapina, serra da Ibiapaba, região norte do Ceará. "Quando eu estou fora do Brasil é muito difícil passar o natal. Lá na China eles não comemoram. Eles aceitam, mas não comemoram", lamenta.
Este ano, a festa vai reunir toda a família, com direito a amigo secreto, bem diferente do ano passado. "É sempre nessa época que mais sinto falta. No natal, a gente se reúne com brasileiros". Emillyana lembra na China o calendário é diferente. "O ano novo deles também é diferente do nosso. Lá é em fevereiro", explica.
Emillyane lembra que estudou por dois anos em faculdade de mandarim, mas após o retorno do pai ao Brasil trancou a faculdade e começou a trabalhar há cerca de um ano e meio como professora de inglês para chineses. "Eles têm facilidade. O único problema é que o mandarim tem um sotaque muito forte e são tímidos", brinca.


Nenhum comentário :